Prof. Bruno Carneiro da Cunha
Ph.D. 2003 The University of Chicago
Pós-Doutorado 2005 Helsinki Institute of Physics

Laboratório de Física Teórica e Computacional

E-mail: bcunha@df.ufpe.br

ÁREA DE PESQUISA

Teoria de Cordas: Dinâmica, Condensação de Táquions, Efeitos Gravitacionais; Teoria de Campos em Espaços Curvos: Efeitos de Horizontes, Holografia, Inflação.


DESCRIÇÃO E LINHAS DE PESQUISA ATUAIS


A Teoria de Cordas tem se mostrado ao longo dos últimos 20 anos uma ferramenta poderosa para o estudo de gravitação quântica. A cada pequeno avanço em direção a representação final da teoria novas idéias nos são apresentadas, idéias estas de grande aplicabilidade em física teórica, desde a teoria de fenômenos críticos até cosmologia. Por sua complexidade, apenas recentemente se tornou possível a investigação dos vários vácuos da Teoria e sua dinâmica, problema de maior importância para a modelação do universo primitivo.

De particular interesse para a comparação com os dados experimentais disponíveis são a inclusão de um mecanismo em Teoria de Cordas que torne possível a expansão inflacionária do universo antigo, bem como sua composição atual, formada principalmente por matéria escura e energia escura. Curiosamente, a mesma ferramenta que torna a Teoria de Cordas atraente do ponto de vista perturbativo se torna uma obstrução a estes problemas. Isto nos leva a abandonar vácuos supersimétricos da teoria e considerar vácuos na sua maioria instáveis. O interesse é determinar se o produto do decaimento destes nos leva a universos com características semelhantes ao que vivemos.

Vez ou outra aspectos deste problema fundamental leva à consideração de modelos simplificados e tecnicalidades. Estas incluem Teoria de Campo de Liouville, Modelos Integráveis em geral e Modelos de Matrizes em particular, problemas de Teoria de Campos em Espaços Curvos como o efeito Unruh e Hawking e a renormalização do tensor momento-energia.


PUBLICAÇÕES ASSOCIADAS





Outubro de 2005