FI432 - Mecânica Quântica 2 - 2010.2
turma 2K

Curso intermediário em Mecânica Quântica Não-Relativística.  Cronograma de aulas (PDF). Esta é a segunda parte do curso, a primeira parte está disponível aqui.

A avaliação discente se dará por meio de três exames e várias (6-7) listas de exercícios.
Resolução do 3º quesito da 3ª prova.

Tópicos para o segundo semestre (sem ordem particular):
- Equação de Dirac
- Adição de Momento Angular
- Métodos Aproximativos: WKB, Variacional
- Métodos Aproximativos: Teoria da Perturbação e aplicações.
- Métodos Aproximativos em Espalhamento


Programa para o primeiro semestre:
- Postulados & Fundamentos.
- Problemas Simples em uma dimensão.
- Oscilador Harmônico.
- Integrais de Trajetórias.
- Teoria geral do Espalhamento.
- Momento Angular.
- Átomos de um elétron.


Veja suas notas no curso! Digite seu número de matrícula (CPF):


Bibliografia:

A seguinte lista contém alguns dos livros mais conhecidos sobre o assunto. Os estudantes são fortemente encorajados a ler vários, não só os listados abaixo, e seguir o que mais lhe apraz. As pequenas resenhas são de completa e total responsabilidade do instrutor

R. Shankar - Principles of Quantum Mechanics - Livro-texto do Curso. Bom livro para estudantes independentes. Apresentação um tanto por "fiat", com as ferramentas matemáticas sendo apresentadas antes dos requerimentos físicos. Peca um pouco pela parcidade de exercícios.

J. J. Sakurai - Introduction to Quantum Mechanics - Livro-texto do Curso de Pós-Graduação. Mais sintético, inclui basicamente o mesmo assunto do livro do Shankar. Em alguns momentos superior àquele (p. ex., nos fundamentos), em outros inferior (p. ex., na exposição de integrais de trajetórias).

L. Landau & E. Lifshitz - Course on Theoretical Physics, Vol. 2: Quantum Mechanics. Clássico, peca pela aversão à notação de Dirac. Bastante sintético na apresentação da matemática. Cheio de intuições do autor, é um livro excelente para o aluno que já se sinta seguro com o assunto.

C. Cohen-Tannoudji, Diu & Laloë - Quantum Mechanics - Algo voltado para aplicações em ótica e matéria condensada, tem um tratamento bastante completo de vários tópicos. Em outros, há uma omissão completa (p. ex., decoerência e integrais de trajetórias). É bastante prolixo.



Instrutor:
Bruno Carneiro da Cunha - Sala 343 - Ramal 7645 - e-mail: bcunha [ arroba ] df [ ponto ] ufpe [ ponto ] br